quinta-feira, 28 de junho de 2012

Passo a passo de como fazer calda de pudim sem queimar

Amigas a calda de vocês nunca mais será a mesma hehehe.
Desde que aprendi a fazer esta calda com a Palmirinha Onofre, nunca mais queimei a calda do meu pudim, e eu boazinha como sou rsrsrs, cutuca pra ver hahaha, vou compartilhar com vocês.

Em uma panela grossa, para cada copo de açúcar, coloque meio copo de água, mexa com uma colher e leve ao fogo.

Vai ferver e ficar assim...

 Depois assim...
De acordo que ir escurecendo abaixe o fogo, pois assim você controla melhor a cor.

 Vejam que já começa a caramelar...

O  ponto é da cor de guaraná...

Parece claro, mas mesmo depois do fogo desligado a calda continua escurecendo... Ainda mais quando a panela é de inox, o calor é retido por mais tempo.

A cor fica perfeita!

 Então é só virar o pudim...

O meu eu asso assim numa panela própria em cima do fogão. Tampada claaaaro dãaaa.

Este é o que mais faço, pudim de leite condensado, nesse dia acrescentei meio pacote de coco.

 E aí gostaram da dica?
* Não mexer a calda depois que levar ao fogo, pois açucara, caso haja necessidade de mexer, "sacuda" a panela fazendo movimentos circulares. 

Saudades da Palmirinha Onofre, aprendi muito com ela, devo a ela o gosto pelas massa.
Amo aquele cheirinho de pão pela casa, os amigos reunidos em volta da mesa na expectativa de ver a manteiga derretendo, ai ai (suspiros).
Fazer pão revitaliza minha alma, me faz um bem danado ficar com as mãos cheias de farinha e o ato de socar a massa faz meu estresse ir embora rsrsrs.

Abraços
Vanessa Oliveira

84 comentários:

Andréa Santana disse...

BOM DIA QUERIDA VANESSA!
UAU.....DICA PERFEITA! O SEU PUDIM FICOU LINDO E COM CERTEZA UMA DELÍCIA!

BEIJINHOS ♥

rose japan disse...

Bom dia!!! Vc acredita q evito fazer pudim por causa da calda...humm aiaiai deu agua na boca, hoje as amigas blogueiras estão postando coisas maravilhosas e vejo mais uma hummmm não posso durante a semana ver essas guloseimas, durante a semana evito tudo qto é doce ou comida muito calórica. não é pq sou gorda que n me cuido;;;mas esse final de semana...ahhh vou te que fazer Vanessa

bjinhos e lindo dia rose jp

Luciana F. Damiano disse...

Eu queimo toda vez!! Já ia perguntar se não é pra mexer quando li que não, rsrs. Lá vou eu tentar novamente a arte de não queimar a calda do pudim...o seu ficou bonitão! Deu vontade de comer pudim de leite condensado.
Aqui não pega o Bem Simples também, uma pena porque tem programas ótimos de artesanato!! Eu gostava de assistir a Palmirinha!
Obrigada pela dica da calda!
bjks

Bia Lima disse...

Que super dica!!!!
A Palmirinha, sempre fazendo a diferença, de geração em geração!!!!
Seu pudim ficou lindão!!!

Beijos

Coisas de Andréa disse...

Oi Vanessa, adorei a dica, vou tentar!
A minha calda não queima, mas fica com pedacinhos de açucar que não dissolvem...rs
Beijos e um lindo dia.

Cici Senhoretti disse...

Aih, que susto!!!! Qdo vc disse "saudades da Palmirinha"... ahhhh... graças a Deus ela só mudou de canal... hahahahaha!!

Então, eu sou uma das que nem fazem pudim pq NUNCA acerto fazer a calda... kkkkkkk! Este post foi pra mim... obrigadaaaaa!

Bjks
:D

Trilhamarupiara disse...

Oi Vanessa que pudim lindo esse genteee, parabéns, mas se eu me arriscar tenho certeza que não ficará lindo assim rsr sou um desastre rsr Bjoooosss

Lia e Vi disse...

Nossa Van, acredita que aprendi a fazer calda com ela também ??
E agora só faço assim , nunca mais queimei !!

O problema com a Palmirinha, foi terem colocado aquele boneco chato e um diretor falando no ouvido dela o tempo todo... gente até eu me enrolo se tenho que falar ao telefone e digitar alguma coisa, imagina ter que darreceita, cozinhar, responder boneco bobo e ainda ouvir pitaco de diretor ??
Ela é dez, adorava aquele jeitinho dela...

Adorei relembrar e aff como falei hein ?? srrs

Bjus 1000 queridona e obrigada pelo carinho de sempre viu ??

Andressa Fontoura disse...

Nossa Vanessa como vc é legal com suas fiéis seguidoras...
Valeu mesmo por nos deixar babando aqui do outro lado...

Fazendo @rte disse...

Dica muuito legal, vou experimentar concerteza, pois faço a calda de outra maneira, mais essa é bem mais facil
obrigada
beijinhos
fica com Deus

Unknown disse...

Simmm ,gostei rsss.BJS

luciana M. S. Cani disse...

Hummm esse pudim tá de comer com os olhos, perfeito....
Tem um selinho pra vc no meu blog viu, dá uma passadinha lá pra conferir, bjocassss
www.meucantinhodopatchwork.blogspot.com.br

Costurinhas da Dani disse...

O meu sempre queima, ou fica açucarado.
No forno, em banho maria não precisa tampar, né?
Olha que vergonha, não sei fazer pudim....
Beijo e obrigada pela dica,
Dani

Daniana Bittencourt disse...

Amei a dica.
Sempre que vou fazer pudim ou torta de abacaxi acontece isso: a calda quase queima.
Obrigada por compartilhar.
Me deu uma baita vontade de fazer pudim também... rsrs
Abraço,
Daniana
Blog Cozinha sem drama

Pitadasdilu disse...

Oi Vanessa! Ótima dica! Também sinto saudades da Palmirinha. Ficou lindão o pudim!
Bjos, Lú.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! Antes de comentar da saia, vou ter que falar que amei esse pudim...que maravilha as fotos...adorei a calda perfeita! Parabéns!
Beijos e uma ótima semana!
CamomilaRosa

Susana Delvan disse...

Eu nunca acerto, nem no pudim nem na calda, kkkkkkkkk, quando resolver me aventurar de novo vou seguir tua dica!!
Bjs

morangoechocolate disse...

eu acho q agora ,não vou mas queimar e nem pedir para o marido fazer a calda rsrs... muito gostoso seu blog vou vir sempre ...bjs

Mi disse...

Eu nunca fiz um pudim acredita, só como :) mas com essas dicas quem sabe me aventuro. O teu ficou lindo e parece bem gostoso!!
bjs

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Oiiiiii Vanessa!
To aqui namorando as coisinhas fofas no seu blog e com água na boca! Quanta coisa gostosa!
Hmmm delicia de pudim!
Adorei a sua panela de vapor, preciso de uma tb, marido está de dieta, entro nessa tb, ai é tudo no vapor... mas sem panela fica dificil, vou ver se encontro uma assim tb
Beijo Vanessa

Anita disse...

Muito bem, gostei da dica, fazia uma bobagem que era mexer quando ía ao fogo...não erro mais. Fiquei com água na boca de olhar o seu, hummmmm, bjs.

ROSEMERI disse...

Fiz a calda para por num pudim de pao ficou uma delicia

Unknown disse...

AMEI ESSA DICA.
MARIDO AMA PUDIM, AS VEZES NÃO "FAZIA" POR CAUSA DA CALDA, AGORA FAREI SEMPRE!
VALEU NESSA.
BOA SEMANA.
BJOS...

Anônimo disse...

Amei essa dica, eu evitava fazer pudim porque sempre queimava a calda.... o resultado foi perfeito, nao tive problemas nenhum. Obrigado pela dica...

papodemulher disse...

adorei sua dica,principalmente pelas fotos do processo de produção,faça sempre assim.beijos e boa sorte.http://www.kitganhedinheiro.net/?19006

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A primeira vez que fiz esta receita,passou do ponto,ficou muito escura e queimou:( Mas,fiz novamente e deu certo:)Obrigada!ótima receita,só tem q ficar de olho para não passar do ponto!;)

Unknown disse...

Amei a dica, vou testar essa forma de fazer a calda, bem mais fácil de nesinar tb. Beijinhos.

Ketlen disse...

Acabei de fazer, deu super certo!!!!
Obrigada

Unknown disse...

Eu fiz e ficou ótima a calda...amei a dica.

Unknown disse...

Vanessa, adorei a sua dica, acertei na primeira!...obrigada, bjo

Unknown disse...

AMEI A DICA,OBRIGADA!!!!

Unknown disse...

AMEI A DICA,OBRIGADA!!!!

Unknown disse...

Adorei! Muito Obrigada! O pudim já está no forno e finalmente sem uma calda queimada e amarga...rsrsrsrs

Jairo Simões disse...

Olá, achei super fácil, muito obrigada!!!

Juliana Souza. disse...

Nossa... Adorei Vanessa. Depois dessa dica, nunca foi tão fácil fazer a calda do pudim. Super dica!!!

Renato Nascimento disse...

Adorei, foi a calda mais fácil que fiz até hoje. Obrigado por dividir conosco.

maria helena disse...

Valeu!!!!
Helena Moura

maria helena disse...

Valeu!!!!
Helena Moura

Unknown disse...

Amei a dica pela primeira vez vou fazer um pudim tentei fazer a calda deu muito errado, mas com essa dica vai dar certo. Bjinho

Unknown disse...

Amei a dica pela primeira vez vou fazer um pudim tentei fazer a calda deu muito errado, mas com essa dica vai dar certo. Bjinho

Anônimo disse...

A minha passou do ponto e ficou dura,fui tentar amolecer botando agua quente e ficou mais dura ainda,virou uma bala,deu td errado

bia disse...

Eu nao te conheco...mas voce é a minha nova Deusa do Pudim!!! Obrigadíssima!!!

mmmmmmmmmmmmmmmmmmm disse...

Amei conhecer e a dica da calda, depois volto com mais tempo para conhecer o blog.
Feliz 2014!

Unknown disse...

Adorei a dica.Vc tem facebook,Qual?

Unknown disse...

Adorei,pela primeira vez acertei a calda,viva! muito obrigado de coraçao pela ajuda.abraçao

Bianca Mariane disse...

Estava em dúvida sobre como fazer calda de pudim e voce explicou certinho! sem contar que adorei!! mais tarde vou fazer e espero que dê certo!!

Ingredy Martins disse...

Bom dia Vanessa! amei a dica que você deu, hoje mesmo vou fazer um pudim.


Obrigada pela dica,bjs!


04 de março de 2014 11:35

Ingredy Martins disse...

adorei a dica da calda de pudim, hoje mesmo vou fazer um.


obrigado Vanessa pela dica,bjs!Ivãnia

05 de março de 2014 11:41

Vanessa Oliveira disse...

Fadia Ramos pra vc que pediu meu facebook é https://www.facebook.com/vanessaoliveiranutricao
Também tenho a fã page do meu outro blog de receitas https://www.facebook.com/aromamineiroblog
http://aromamineiro.blogspot.com.br/

Agora quero ver vcs não me encontrarem!
Leio todos os comentários (tudinho), mas nem sempre consigo entrar em contato com as pessoas que passam por aqui.
Eu agradeço de coração pelo carinho e fico muito feliz quando vcs voltam e contam que deu certo.
À todas um forte abraço.
Vanessa Oliveira

Unknown disse...

Boa noite, adorei a calda, realmente funciona, as minhas caldas sempre davam errado, era um sacrifício pra derreter as pedras de açúcar que ficava, fácil de fazer e muito deliciosa!!!!! Parabéns e obrigada.

mikeia dos santos disse...

Olá, muito obrigado gostei da sua dica, eu fazia ela queimava sempre dava errado, mas agora acertei ,parabéns

mikeia dos santos disse...

Olá, muito obrigado gostei da sua dica, eu fazia ela queimava sempre dava errado, mas agora acertei ,parabéns

Unknown disse...

Essa calda da pra por em bolo de banana ?

Vanessa Oliveira disse...

Felipe Luuz, a calda pode ser utiliza SIM em bolo de banana, abacaxi, qualquer bolo e pudim.
Abraços

Unknown disse...

Boa noite Vanessa minha calda ta ficando lindaaaaa...muito obrigada pela dica pois nunca na minha vida acertei fazer calda sem queimar....kkkkkkkk...grande beijo e obrigada...Lu Portela Sao jose dos Campos SP

Jaque disse...

Esse é meu primeiro pudim de pão que faço espero que fique bom.

Unknown disse...

Deu super certo! Tem a minha eterna gratidão! Rs Super dica. Nunca vi receita de calda tão facil! Deu certo de primeira. Só seguir certinho as etapas das fotos. Grande beijo!

Unknown disse...

Nossa! Você foi demais!!!! passo a passo com fotos. Fiz tranquilamente. Ficou em ponto de bala, eu não sabia, e esperei, quando fui por na forma estava dura kkkk tive que espalhar com a colher o que eu pude. Mas obrigada!!!! você foi ótima.

Letícia Vargas disse...

Adorei a dica, ficou ótima!!
Nunca mais calda queimada!! rs

Carlinha disse...

Ola Vanessa fiz a calda e ficou MARAVILHOSAAAAAAAA, nossa agora vou fazer pudim, bolo de banana, abacaxi sem susto rsrsrs muito obrigada por vc compartilhar suas receitas e dicas...bjkassssss.

Carlinha disse...

Ola Vanessa fiz essa calda e ficou MARAVILHOSAAAAAAAAAAA, agora vou fazer pudim, bolo de banana, abacaxi sem susto, muito obrigada por vc compartilhar suas receitas e dicas... bjksaaaaaa.

Viniliscious disse...

mas eu adiciono 10 colheres de açucar... entao quanto de agua devo botar?? 5 colherS? kk

Vanessa Oliveira disse...

Isso mesmo Vinicius, para cada parte de açúcar meia de água.

ice disse...

É. ......tem mesmo pessoas que não conseguem mascar um chiclete e caminhar.puts que noiada

Julyana Loyola disse...

ola sou Juliana

Boa noite ...... meu Deus do céu... confesso que não mando muito bem na cozinha..... :-\ já meu marido manda muito bem . Hoje ele resolveu que ia fazer um pudim desde que eu fizesse a calda ....socorroooooo....
Pesquisei e encontrei seu blog achei que seria fácil mas aí adivinha ????? na primeira tentativa deu errado pq eu fiquei mexendo e resultado virou um tijolo de açúcar ..... :'( :'( :'( joguei o tijolo e fiz novamente sem mexer .... kkkkk ....
Aparentemente deu certo vamos ver depois de "pronto" se realmente deu certo..... kkkkk
Deseje me sorte . :O B-) :-P ;-) :O

Unknown disse...

Vai direto ao fogo ou banho maria

Unknown disse...

Uma excelente dica!
O meu pudim dicou uma delícia, já que 50% do pudim se resumi na calda.

Unknown disse...

Tentei fazer 2 vezes e demora DEMAIS para pegar a corzinha, melhor do outro jeito mesmo.

Maikelly disse...

Nossa fiz e deu super certo.
Não sabia fazer a calda, sempre quando fazia pudim pedia pra minha mãe fazer.
Parabéns pela dica, me ajudou muito.

Maikelly disse...

Nossa fiz e deu super certo.
Não sabia fazer a calda, sempre quando fazia pudim pedia pra minha mãe fazer.
Parabéns pela dica, me ajudou muito.

Unknown disse...

Estou fazendo rsrs obrigada :-*

Gabriel Pereira - Clube do Filme Grátis disse...

Vou tentar fazer, obrigado pela dica.

Unknown disse...

O meu esta no fogo vamos ver se desta vez eu acerto rs..

Anônimo disse...

Olha, não prestou. Não gostei. Você deveria ensinar mais detalhadamente. Obrigada, de nada.

Unknown disse...

muito obrigada, pela primeira vez na minha vida não queimo a calda haha

bjo, Jeeh

Vanessa Oliveira disse...

Lays White, não desista, tente novamente, pois eu faço sempre esta calda e tem dado certo, assim como a maioria das pessoas acima. O que pode ter acontecido é passado do ponto, daí já era pois fica com gosto amargo.
Quanto a ensinar mais detalhadamente: Mais detalhado do que já está, acho difícil!!!
Abraços

Unknown disse...

Ola! Tentei e nao deu certo. Ele foi fervendo e açucarou. Coloquei água novamente e açucarou de novo! Não mexi. Não entendi o que aconteceu. Queria q tivesse dado certo, Qdo estiver inspirada vou tentar de novo. Obrigada!

maressa amanda disse...

Gostaria de saber tbm a receita do seu pudim. Obrigada

maressa amanda disse...

Gostaria de saber tbm a receita do seu pudim. Obrigada

Silvina disse...

Tem pessoas que acham que não tem limitações e nunca as terão, mas Deus as ensinarão.

Silvina disse...

Tem pessoas que acham que não tem limitações e nunca as terão, mas Deus as ensinarão.

Unknown disse...

Oi Luciana eu fiz so que a minha não deixei pegar essa cor fiquei com medo de amargar kkkk tantas experiência ruim agora vamos ver pelo menos não está amarga quando estiver pronta jogo calda de ameixa e ameixa em cima

Leila-Liat Perez disse...

Poxa, amiga nao deu certo. No inicio tava tudo bem, mas com o tempo foi criando uma crosta açucarada por cima e virando calda por baixo e claro escurecendo. Parecia uma crosta de gelo num mar dourado rsrs. Vi que se esperasse mais ia virar carvao de calda, entao mexi né e quebrei os pedacos, ficaram durérrimos, mas com jeitinho foi se incorporando, enfim, consegui derreter quase o polo norte todo mas demorou e ficou grossa demais com aqueles gruminhos de açucar e meio que puxa-puxa.

Enfim, aproveitei assim mesmo o quanto pude, agora ta la cozinhando vamos ver o que vira.
Mas pensei em algo. Eu moro fora do Brasil e talvez a textura do açucar daqui de Israel seja diferente e pode causar essas mudanças. Nao sei, fiz tudo certinho mas...